segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Diferença entre sabedoria do alto e terrena

A diferença da sabedoria do alto e da terrena

No post de ontem falamos sobre a importância de expormos a sabedoria do alto em nossas vidas, e hoje falaremos sobre a diferença da sabedoria do alto e terrena. A terrena possui suas características e ela não faz bem.

Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Tiago 3:13-15

A característica da terrena possui amarga inveja. Uma pessoa que possui esse sentimento de inveja, se sente amargurado ao ver as pessoas em sua volta crescendo, quando ver que sua amiga tá fazendo algo, deseja fazer o mesmo. Não consulta a Deus para realizar seus projetos, pois o desejo dela é sempre competir e possui um sentimento faccioso, ou seja, parcial, egoísta que é capaz de fazer de tudo para conseguir ser igual ou melhor que a pessoa que ela inveja. O ruim de tudo isso é que as suas ações trás consigo perturbação, ela não consegue ter paz.

Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Tiago 3:16

Já a sabedoria do Alto possui suas características valiosas que faz bem a todo aquele que a possui. A pessoa que possui a sabedoria do alto consegue viver o que Deus tem para ela, não inveja e consegue sorrir com a vitória das pessoas ao seu redor.

Mas a sabedoria que do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
Tiago 3:17,18

Ela é pura (não consegue ter mágoa e possui humildade e reconhece que precisa de Deus a todo instante, seu coração é puro). Pacífica (aquela pessoa que sabe apaziguar as coisas, que tem bons olhos e a sua presença trás paz). Moderada (sabe agir na medida certa, prudente, nada é com exagero). Tratável (ela sabe que a cada dia pode melhorar, ela tem humildade para reconhecer que sempre tem algo novo a aprender, sabe ouvir, amável). Cheia de misericórdia (ela sabe amar, perdoar e não consegue guardar rancor em seu coração, observa a palavra de Deus e tem solidariedade). Bons frutos (suas ações gera coisas boas). Sem parcialidade (ela é firme na mesma causa, não desvia, caminha seguramente reto, independente das circunstâncias permanece na Palavra). Sem hipocrisia (sua humildade faz com que ela não seja falsa).

A sabedoria do alto faz com que você exerça a paz. Essa é a sabedoria que precisamos expor, exalar por onde passamos. A sabedoria do alto faz você receber a justiça de Deus. Que a Graça de Deus seja com todas; Adrielle Kawahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós! Obrigada, Deus abençoe. Juntas somos mais forte... sinta-se a vontade para comentar.