quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Série Esposa de pastor: Parte I (Chamado ou profissão)

Toda quinta-feira postarei algo sobre esposa de pastor e hoje continuaremos a série que comecei semana passada. Neste tópico trataremos de um assunto importante 'pastor' é um Chamado ou profissão?

Antes de qualquer reflexão, é necessário que saibamos o que significa a palavra "vocação". Ela vem do latim vocare que significa "chamado". Designando-se assim o chamado de Deus. Vocação sempre indica um chamado. E quem chama sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama. Deus não age de forma diferente. Só que ao chamar, antes de pedir, Ele dá. Deus, chamando o homem lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade.

"Profissão" é um trabalho, atividade especializada dentro da sociedade geralmente exercida por um profissional. Algumas atividades requerem estudos extensivos e a materialização de um dado conhecimento tais como advocacia, medicina, ou engenharia por exemplo. Outras dependem de habilidades práticas que requerem apenas formação básica (ensino fundamental ou médio), como as profissões de faxineiro, ajudante, jardineiro entre outras.

A vida não é feita só de momentos claros nos quais se percebe perfeitamente a vontade de Deus. Muitas vezes é necessário seguir por caminhos escuros e até incomuns. Muitos devem lutar duramente para seguir sua vocação. A Palavra de Deus não dispensa ninguém de pensar, de tatear, de buscar, de tomar decisões.

"Vocação" ou chamado é o convite pessoal que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir sua vocação, o homem está se descobrindo a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento a tudo, para perceber sua própria vocação.

O conceito de pastor hoje é bem mais abrangente e evidenciado que no Novo Testamento. Aliás, muito pouco mencionado lá. Os serviços atribuídos ao pastor de cada igreja local, hoje, eram atribuídos com mais frequência aos presbíteros, anciãos e bispos - sempre no plural, nunca no singular. Com o tempo, a classe expandiu o seu grau de importância a tal ponto que quase podemos equipará-los aos sacerdotes levitas do Antigo Testamento.

Ser pastor hoje é pertencer a uma classe dominante, ter uma posição conceituada que muita mãe desejaria para seus filhos e muitas mulheres para seus maridos! Cristo não concedeu cargos, cabides de emprego, mas Cristo tinha somente uma intenção quando concedeu os dons ministeriais: que as pessoas se sentissem VOLUNTÁRIAS em Seu serviço (assim como Paulo e Pedro).

“apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (I Pe 5:2). Os dons ministeriais eram um trabalho de “pastoreio”.

Paulo fazia questão de afirmar que deixava de lado, toda a sua intelectualidade e capacidade humana para se submeter à direção do Espírito e executar o seu ministério(I Co 2:4-7). O trabalho que Cristo concedeu aos vocacionados teria de passar e iniciar nEle mesmo. Quem extrapolava o espiritual não se submetia ao Espírito, deixava de ser “membro” de Seu ministério.

As atividades exercidas pelo pastor não podem ser consideradas como uma profissão, uma vez que o liame entre a atividade exercida por ele e sua igreja é vocacional e de natureza religiosa, onde se busca retribuição espiritual e não material. A submissão à doutrina da igreja decorre da fé que professa e não se confunde com a subordinação jurídica do empregado, o que o torna diferente de um profissional.

Diante de tudo isso ficamos cientes de que ser pastor não é uma profissão e sim um chamado. A minha pergunta é: se é um chamado ou seja uma vocação porquê muitas esposas não tomam sua posição de auxiliadora?  (responda a si mesma). Minha amiga esposa de pastor Deus não permitiu você casar com pastor para ser uma pessoa nula, Deus a chamou para ser A Esposa (auxiliadora) que ora, e que ajuda mostrando-se em suas as atitudes, palavras o caráter de uma mulher de Deus.
Ser esposa de pastor não é e nunca será o mesmo que ser uma esposa de um advogado, de um médico ou de qualquer outra profissão. Pois profissão você estuda e faz residências, já o CHAMADO é algo escolhido pelo próprio Deus, é espiritual.

Na próxima quinta-feira estarei aqui...
Leia nosso primeiro post: Introdução.
Que a graça de Deus seja com todas. Adrielle Kawahara
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós! Obrigada, Deus abençoe. Juntas somos mais forte... sinta-se a vontade para comentar.

Template by:

Free Blog Templates