segunda-feira, 15 de abril de 2019

Série Mulheres da Bíblia: Raabe

Sua história é relatada na Bíblia em Josué Capítulo de número dois. Mesmo sendo uma prostituta, aproveitou a oportunidade e pode mudar sua história. Não era judia, mas já tinha ouvido falar dos espias de Israel e da luta que eles enfrentavam.Seu nome significa em hebraico rahav, possivelmente tenha alguma ligação com a raiz rhv, que significa “largo”. A Bíblia conta que Raabe hospedou em sua casa que ficava sobre os muros de Jericó os dois espias enviados por Josué com a intenção de conhecerem a terra. De alguma forma, a notícia de que espias dos filhos de Israel estavam na cidade acabou chegando ao rei.

Conta a palavra de Deus em Josué 2.9-11 que após ela ter despistado os guardas do rei, Raabe subiu no telhado para conversar com os espias. Foi ali que Raabe fez sua confissão de fé no Deus dos hebreus. Ela tinha conhecimento das grandes maravilhas que Deus havia feito em prol de Israel, como a libertação do Egito, a travessia do Mar Vermelho, e a vitória sobre os dois reis amorreus, Siom e Ogue, que estavam a leste do Jordão. Falou também que sabia que o Senhor havia dado aquela terra aos filhos de Israel, e também sobre o grande pavor que tomou o coração do povo, pois sabiam que o Deus de Israel é “Deus em cima nos céus e em baixo na terra”.

Raabe podia ter ficado com vergonha por ser prostituta, mas ela não se intimidou em dizer que já tinha ouvido falar do Deus de Israel. Ela fez jus ao seu nome, pois não tinha um pensamento limitado e sim expandido, ao ponto de acreditar que o Deus de Israel poderia mudar a história dela e de toda sua família. O tempo dela foi aproveitado, soube fazer uso dele e não pensou somente nela e sim em toda sua família. E você tem lutado somente por você, ou tem buscado pela sua família também? Raabe buscou por ela e sua família. 

O que me chamou atenção foi que ela soube aproveitar a oportunidade de andar com pessoas que voam alto ao receber os espias de Josué em sua casa, por ser uma mulher de fé. 

Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. 
Hebreus 11:31

Ela não aceitou perecer com os incrédulos, ela aproveitou a oportunidade de mudar. E sua atitude revelou seu caráter acolhedor e sábio ao dizer:

Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro, De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte. Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. Josué 2:12-14 

Podemos perceber o coração amoroso de Raabe. Ela não pensava apenas em si, em sua salvação individual. Ela poderia ter proposto um acordo de livramento pessoal, ou talvez até mesmo ter fugido com os espias, deixando Jericó entregue à guerra e à destruição. Mas ela fazia jus ao seu nome, que significa largo. Em nosso mundo individualista, será que encontraremos “Raabes”? Tempos depois Raabe se casa e teve um filho chamado Boaz, que significa sonho. E o que aprendemos com isso? Quando você não desperdiça a oportunidade de receber e andar com pessoas que certas (que fazem a vontade de Deus) seu sonho nasce. E mais, ela fez parte genealogia de Jesus. Mesmo tendo um passado obscuro, abraçou a oportunidade de ser luz e como recompensa fez parte da genealogia de Jesus (Mateus 1.5-6). E você deseja que seu sonho nasça? então decida agora mesmo agir como Raabe, que independente do que ela era, escolheu mudar sua história pela fé. 

Aos olhos naturais naquela época era impossível Raabe ter uma família, pois as prostitutas eram desprezadas. Apesar de tudo, a misericórdia de Deus alcançou o coração daquela jovem de Jericó. O que ela fazia era abominável diante do santo Deus de Israel, mas ela quis mudar, e escolheu acolher ao invés de prostituir. Pedir, ao invés de se vender. E assim o que era para ser obscuro, se tornou luz com uma atitude de fé. Tenha essa atitude, e assim sonhos serão gerados e levará a você fazer parte dos grandes heróis da fé, e mais fez . 
Que a Graça de Deus seja com todas; Adrielle Kawahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós! Obrigada, Deus abençoe. Juntas somos mais forte... sinta-se a vontade para comentar.

Template by:

Free Blog Templates