terça-feira, 28 de agosto de 2018

Aprendendo com as mulheres da Bíblia: Ana

Seu nome significa cheia de Graça, sua história é relatada em 1 Samuel 1, esposa de Elcana que também tinha  Penina como mulher. Ana não podia ter filhos e por esta razão vivia amargurada, pois sua rival Penina tinha filhos. Ana se preocupava muito com o que via, se preocupava com o que era aparente e por isso não conseguia gerar o Samuel. Muitas vezes agimos como Ana, olhamos para as Peninas (adversidades, lutas) como tropeços que surgem para nos derrubar. Entretanto, Ana já era estéril e já pensou se não existisse Penina na vida de Ana? Independente de Penina, ela já era estéril, não era sua rival que a impedia de gerar e talvez se Penina não existisse ela ficaria conformada, e não lutaria para gerar Samuel.

Penina significa “pedra preciosa”, e enquanto Ana olhava Penina como um tropeço ela não conseguia olhar para seu interior, pois o problema que ela enfrentava não estava exteriormente e sim no coração. Peninas surgem em nosso caminho não para nos fazer tropeçar e sim para nos levantar e não conformar com as situações. [em outra oportunidade falarei mais sobre Penina].

Precisamos ser mulheres diligentes no que tange ao nosso coração, mantê-lo limpo de toda amargura. Não podemos ser como os Fariseus Judeus que se preocupavam em parecer ser cristão, que preocupam com exterior do copo, do prato e não cuidavam do seu interior (Mateus 23:26). Eles até caminhavam com Jesus, mas não era seguidores, pois eles só caminhava para tentar mostrar ao povo que o Senhor Jesus não era filho de Deus. Eles eram considerados hipocritas!

Não basta parecermos, precisamos ter um coração limpo. Ana quando seu marido chamou a sua atenção, ela observou que seu problema estava no seu interior.  “Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” 1 Samuel 1:8

Então ela se levantou e orou ao Senhor chorando abundantemente. Isso significa que ela jogou para fora tudo que estava dentro do coração dela. E depois do voto que ela fez ainda perseverou em oração e mesmo com o coração limpo, ainda surgiu adversidades, mas ela já não olhou a aparência e sim o interior e permaneceu como serva humilde e assim pode gerar o Samuel. Mantenha seu coração limpo,  e coloque dentro dela a palavra de Deus assim você conseguirá gerar as bênçãos que Deus tem para você em sua vida.

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. (2 Coríntios 4:16-18)

Que a Graça de Deus seja com todas nós, Adrielle Kawahara

Um comentário:

  1. Lendo seu texto percebi o quanto somos imaturos muitas vezes diante de um problema. Olhamos para ele como se fosse algo impossível, sendo que tudo depende da forma que olhamos. Ótimo texto, Ana gerou Samuel porque tirou do seu coração toda amargura. Obrigada por me ajudar, estou amando aprender sobre as mulheres da Bíblia com você.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para nós! Obrigada, Deus abençoe. Juntas somos mais forte... sinta-se a vontade para comentar.

Template by:

Free Blog Templates