segunda-feira, 8 de abril de 2019

Série Mulheres da Bíblia: Jael

Sua história começou quando Baraque comandante do exército de Israel recebeu de Deus uma missão. Débora mulher de Deus (juíza daquela época e profetisa do povo de Israel), ao chamar Baraque para dar o recado que Deus lhe falara, disse que não ia se ela não fosse com ele. Certamente, penso eu, que Baraque imaginou que Débora não iria com ele, e assim ele deixaria de ir, pois o exército de Jabim os oprimia há 20 anos e eram fortes.

"E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão. Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. Juízes 4:4-9

Aquilo que era loucura aos olhos naturais, foi para glorificar e exaltar o nome do Senhor. Débora corajosa e que fazia jus ao seu papel, aceitou ir com ele, mas com uma condição extraordinária - Deus daria a vitória na mão de uma mulher. Neste momento é que entra Jael, uma mulher que deixou ser usada por Deus para matar o comandante Sírera do exercito que oprimia Israel.  Quem diria que uma mulher como Jael, de tendas, ou seja, uma simples dona de casa, a Bíblia não fala da sua estatura  e nem que era mulher de luta. Seu nome significa cabra selvagem. 

Ela era simples, mas são essas pessoas que Deus quer usar para cumprir  a sua palavra que diz: 
"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor".    I Coríntios 1:27-31

Então Jael ao ser usada por Deus pode matar o comandante Sisera, pois conta palavra de Deus que havia paz entre eles e Jabim. Ela transmitiu confiança, para o comandante Sísera que era um grande inimigo do povo de Israel. Foi sábia ao lidar com o inimigo ao ponto transmitir confiança, e de oferecer o melhor que tinha na sua casa. Imagina a coragem dessa mulher! Ela podia ter ficado com medo, mas ela deixou ser usada por Deus para cooperar com o povo de Israel. Ao ler a história você vai observar que em Juízes 4:17 e versículos seguintes, vai dizer que Sísera pediu água, mas ela deu leite. Davi já dizia prepara uma mesa perante os meus inimigos. Qual sua reação diante de um problema? Qual seu tratamento para com aqueles que te perseguem? Você deixa ser usada por Deus ou pelo diabo? Muitas vezes somos negligentes por saber saber o que fazer e não faz por falta de cautela. Jael era uma mulher simples, mas sabia que o povo de Israel sofria nas mãos do exército de jabim comandado por Sisera.

Ela não perdeu tempo e logo agiu com sabedoria. O que temos que aprender com essa mulher é que Deus quer nos usar para vencer gigantes, mas é preciso ter sabedoria diante dessas situações. Ela não era Israelita e sim  queneu, no entanto, ela sabia do sofrimento de Israel. Será que você tem atentado para o sofrimento do seu próximo? Ou te olhado somente para seu umbigo? Jael não pensou somente nela, mas em uma nação. Hoje a nossa luta não é física mas sim espiritual, e para entrar nessa luta espiritual tem todo um trâmite. |Observe o que a palavra de Deus diz em Efésios:

´Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito´. Efésios 6:11-13

Deixe ser usada por Deus, revista da armadura de Deus e assim sairá vencedora em todos os obstáculos. Que possamos ser como Jael, era simples, porém sabia agir com sabedoria e por isso foi chamada de bendita. Aos naturais você pode ser uma simples mulher, no entanto, se você deixar ser usada por Deus será abençoada em tudo que fizer.

 Que a graça de Deus esteja com todas nós, Adrielle Kawahara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós! Obrigada, Deus abençoe. Juntas somos mais forte... sinta-se a vontade para comentar.

Template by:

Free Blog Templates