segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Remédio para as Mulheres Sábias - Parte V (Provérbios 4.5)

Quinto dia

Olá meninas e hoje segunda-feira maravilhosa vamos dar continuidade a nossa série remédio para as mulheres sábias. Muitos ao ler o titulo do post pensa que mulheres sábias não precisa de remédios e muitos menos sentem dores, afinal elas são sábias (risos). Exatamente isso são sábias, mas não imunes aos problemas e aflições deste mundo, por isso durante estes vinte e sete dias estarei postando de segunda a sexta mensagens que nos ensina sobre o remédio chamado Palavra de Deus. 

"Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca". Provérbios 4.5

No versículo acima nos mostra três tipos de remédios importante para cada uma de nós que buscamos a sabedoria vinda do Alto. Por mais que a mulher ouve, tem fé, vai aos cultos - ela não pode ser considerada sábia, pois a sabedoria é muito mais do que isso. Como mulheres passamos por várias lutas espirituais desde do princípio, assim como Eva passou no jardim do Éden, por mais que ela estava no jardim, criada e colocada pelo próprio Deus, ainda assim ela passou por aflições quando a serpente falou com ela e o resto da história você já sabe - comeu do fruto proibido, desobedecendo a Deus por dar ouvidos ao diabo, mesmo estando no jardim.

Cuidado para não agir como Eva, achando que só pelo fato de estar no jardim já era sábia. Muitas mulheres hoje sofrem porque pensam que por estarem na igreja estão imunes aos problemas e se acham sábias para agirem contrário a palavra de Deus. Os três tipos de remédio que o versículo nos mostra chama-se adquirir, não esquecer e nem se apartar.  

Adquirir é o mesmo que passar a ter ou obter (qualidade, condição etc.) como resultado de esforço; alcançar. Devemos adquirir sabedoria e inteligência, essas duas qualidades são muito parecidas mas, existe uma pequena e notável diferença. Podemos dizer que a sabedoria é a capacidade de usar bem a inteligência. Você, mulher de Deus, é inteligente, pois você tem a mente de Cristo (I Co 2.16). Porém, deve-se saber usar essa inteligência. Aí entra a sabedoria, que é a aplicação inteligente daquilo que você conhece. Vou lhe dar um exemplo - quantas vezes, com sabedoria, você poderia ter evitado que um discussão entre você e seu cônjuge, ou entre seus pais, tomasse grandes proporções, mas que por imprudência acabou falando o que não devia e até o que não queria, magoando assim o seu cônjuge, seus pais e até mesmo uma pessoa próxima. A mulher sábia usa de inteligência para falar, é cuidadosa com o que diz, pensa antes de tomar qualquer decisão ou seja ela não se precipita. 

Se você for em um dicionário a palavra inteligência significa faculdade de conhecer, compreender, aprender e também é a capacidade de resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações. Ai está a diferença ente inteligência e sabedoria: somos inteligentes quando buscamos aprender e sábios quando executamos aquilo que aprendemos. 

O segundo remédio chama-se não esquecer, embora nos esforçamos em busca de conhecimento (inteligência) e o momento certo para agirmos com sabedoria ou seja executar o que aprendemos, devemos ter em mente que não podemos esquecer o que aprendemos, principalmente quando se trata da palavra de Deus e seus mandamentos. O terceiro e último remédio de hoje chama-se não se apartar, que é o mesmo que não separar ou afastar, pôr em distância: apartar o pensamento de uma coisa; Aprendemos então que não devemos apartar o pensamento da palavra de Deus. 

Portanto seja qual for a situação que você esteja enfrentando não se afaste da palavra de Deus - no seu falar, agir e pensar. Agindo assim será bem aventurada ou seja feliz em tudo que você fizer. Uma mulher sábia sabe que o seu remédio diário se encontra na palavra de Deus, então logo que vem a má notícia, a dor e os sintomas negativos ela corre na farmácia chamada Bíblia e faz uso correto da mesma.

Receituário
  • Fazer uso continuo do adquirir, do não esquecer e não se apartar-se da palavra de Deus.
Que a graça de Deus esteja com todas e até amanhã na continuação de nossa série. Adrielle Kawahara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós! Obrigada, Deus abençoe. Juntas somos mais forte... sinta-se a vontade para comentar.

Template by:

Free Blog Templates