terça-feira, 27 de março de 2018

Aprendendo com as mulheres da Bíblia: Zeres

Você já ouviu falar de Zeres? 

Sua história é relatada no livro de Ester. Zeres é a esposa de Hamã que foi o oficial mais importante do rei Assuero e inimigo do povo Judeu. O nome Zeres significa em hebraico ouro. Ela tinha tudo para ser uma mulher valorosa se tivesse aprendido com Ester, no entanto, não fez jus ao seu nome e não foi sábia ao aconselhar o seu esposo Hamã. 

“Então lhe disseram Zéres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e pela manhã dize ao rei que nela seja enforcado Mardoqueu; e então entra alegre com o rei para o banquete. E este conselho agradou a Hamã, que mandou fazer a forca”.   Ester 5:14

A Bíblia nos ensina que a mulher sábia edifica sua casa e a tola com as próprias mãos a destrói (Provérbios 14.1). É comum o marido pedir conselho para esposa, mas Zeres não foi sábia ao aconselha-lo. Ela poderia ter aconselhado seu esposo de maneira sábia, mas acabou assinando sua sentença. Quantas vezes agimos dessa maneira quando um familiar ou marido nos pede um conselho ao passar por uma situação difícil. 

Talvez seu cônjuge ou seu familiar esteja passando por um momento difícil e o que você tem falado  é só coisas negativas. Precisamos aprender com o erro de Zeres e entender que tudo que plantamos colheremos. O conselho de Zeres foi ruim para seu marido e como a mulher tem o poder de influenciar, ele logo deixou a forca pronta e Hamã imaginou que era uma questão de tempo para se livrar de Mardoqueu. A única coisa que ele e sua mulher não imaginavam é que haveria uma inversão de papéis, pois ele morreu enforcado e Mardoqueu ocupou o seu lugar no reino. 

Creio que se Zeres pudesse voltar no tempo ela jamais teria aconselhado seu marido do modo como o fez. Como resultado viu o marido morrer enforcado e seus bens serem entregues a Mardoqueu. Imagina o trauma dessa mulher, ver seu marido morto na própria forca que ela sugeriu fazer? 

Cuidado com os conselhos errados. Com essa Zeres aprendemos que não podemos dar conselhos errados. Que tipo de conselho você tem dado para seu marido, filho ou amiga quando vem se abrir com você? Talvez você tem aconselhado ele ou ela a desistir do ministério, do emprego, da fé ou até mesmo da vida. Cuidado com suas palavras, com seus conselhos, pois tudo que o homem semear ele irá colher. Não podemos nos cansar de fazer o bem! Não peça para seu esposo preparar a forca, mas peça para ele ser forte para vencer os desafios. Que a Graça de Deus seja com todas nós, Adrielle Kawahara

4 comentários:

  1. Nesta, manhã aprendo com a palavra .Isto que o homem semear também ceifará. (Zeres , não se inclinava a ouvir a voz de Deus e sim a sua própria voz.)

    ResponderExcluir
  2. Nessa madrugada já estou preparando uma palestra e esse estudo muito me ajudou a conhecer a história de Zeres.

    ResponderExcluir
  3. Estou preparando um estudo e esse estudo me ajudou bastante

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para nós! Obrigada, Deus abençoe. Juntas somos mais forte... sinta-se a vontade para comentar.

Template by:

Free Blog Templates