terça-feira, 21 de agosto de 2018

Aprendendo com as Mulheres da Bíblia: Evódia e Síntique

Viva em harmonia

“O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor”. Filipenses 4.2

Na Bíblia conta a história de Evódia e Síntique duas mulheres que Paulo relata em sua carta aos Filipenses, ambas ajudantes na obra da evangelização, levando o evangelho de Cristo.  O nome Evódia significa  “fazer uma boa jornada”, “fragrante” e já o nome de Síntique significa “afortunada”, “com destino”. Nomes com significados distintos e que tem grandes lições para nós.

O que me chama atenção é que Paulo rogou (é o mesmo que suplicar, insistir, exortar)  que ambas vivessem em harmonia no Senhor. A palavra harmonia significa viver em concordância. Paulo em todo o livro exorta essa união, pois o povo de Israel era mestre na arte de murmurar e da discórdia, entretanto, Paulo em especial exortou essas duas mulheres a viverem em harmonia para o bom andamento na obra do Senhor. Sabemos que cada um pensa diferente na própria carne, no entanto, Paulo roga para que elas vivam no Senhor, ou seja, na vontade de Deus.

Evódia tinha tudo para viver uma jornada feliz, e exalar o bom perfume, fazendo jus ao significado do seu nome e Síntique também, ao significava bem aventurada, abençoada. Foram mulheres importantes que podiam fazer uma obra linda para o Senhor, porém estavam deixando a discórdia falar mais alto. Muitas vezes por pensar com seus próprios pensamentos, ou até mesmo por um descuido. A Bíblia não relata o porquê dessa exortação, mas sabemos que nada é por acaso.

Fiquei horas a meditar sobre a vida dessas duas mulheres, e lendo todo o livro de Filipenses e quanta exortação e uma delas é essa: “façam tudo sem queixas, nem discussões, para que venham a tornar-se puros irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, no qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida”. Filipenses 2.14-16.

Isso me chamou a atenção, pois muitas vezes esquecemos que precisamos fazer “tudo” sem queixas. Hoje a palavra é de exortação, somos um corpo e precisamos andar em harmonia no Senhor. Ainda bem que Deus é misericordioso! Que possamos ser mulheres que levam a paz, harmonia e união em tudo que fizermos.  Assim conseguiremos viver de acordo com a Palavra de Deus. Não esquecendo que somos estrelas no universo, ou seja, a nossa luz brilha e a pergunta é como ela está brilhando? Que tipo de luz temos transmitido nesse mundo?
De harmonia ou discórdia?

Se tivermos harmonia no Senhor teremos uma vida abençoada em casa, na rua, enfim ela estará com você e quem estiver ao seu lado sentirá paz. Que a Graça de Deus seja com todas; Adrielle Kawahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para nós! Obrigada, Deus abençoe. Juntas somos mais forte... sinta-se a vontade para comentar.

Template by:

Free Blog Templates